Acompanhamento Terapêutico!

O meio mais acessível de qualificar a sua clínica junto de pessoas que vivem o AT há décadas!
Portal AT: Livro com mais de 300 páginas, vídeos, Quiz AT (jogos virtuais), PodCast (mp3) e mais!

Livro Digital!

E-book com mais de 300 páginas! Criado para ser lido facilmente em qualquer tamanho de tela, inclusive em telas pequenas de celular ou na TV! Autores com muitos anos de experiência no AT: Alex Tavares (Brasil); Alejandro Chévez (Argentina/Espanha); Andrea Montuori (Itália/Espanha); Cíntia Viviane Ventura da Silva (Brasil); Emilia Cueto (Argentina); Gabriel Omar Pulice (Argentina); Gustavo Pablo Rossi (Argentina); Juan Manuel Rodriguez Penagos (México); Marco Antonio Macías (México); Mayda Portela (Uruguai); Silvia Resnizky (Argentina); Susana Kuras de Mauer (Argentina) e Vanessa Marques Sonego (Brasil).

Área de Membros Exclusiva do AT!

Área de membros 24 horas na internet! Sistema tecnológico multiplataforma, com isso você pode acessar tudo no seu celular, tablet, computador e até na TV, desde que eles tenham conexão com internet.

PodCast AT

Área de gravações rápidas e objetivas em áudio (formato mp3) com conteúdo direcionado ao Acompanhamento Terapêutico! Você pode escutar enquanto está andando, na academia, no lazer ou entre atendimentos de pacientes de AT.

Quiz AT!

Jogos virtuais (games) com brincadeiras para gerar ainda mais conhecimento sobre a terapia sem fronteiras do Acompanhamento Terapêutico!

Profissionais que você encontra no Portal AT!

Todos são graduados com especialização, mestrado, doutorado ou até pós-doutorado (PhD)!

Alejandro Chévez

Argentino, psicólogo pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e Universidade Complutense de Madrid, docente da cátedra de Psicologia Social na UBA. Entre 1999 e 2002 fez parte da Equipe de Acompanhamento Terapêutico de Eduardo Kalina, nesse ano foi morar em Madrid (Espanha) onde trabalha a criação e direção de programas de AT e serviços de AT na comunidade de Madrid no âmbito da saúde mental e dependência de drogas. Participa da “Unión de Asociaciones e Entidades de Atenção al Drogodependiente” (UNAD), é presidente da Associação Espanhola de Acompanhamento Terapêutico e Coordenador dos Centros e Serviços de Reabilitação Psicossocial. É presidente da Associação de Acompanhamento Terapêutico e Teatro Espontâneo PASOS, onde trabalha como coordenador, supervisor e formador de acompanhantes terapêuticos.

Alex Sandro Tavares da Silva

Brasileiro, psicólogo clínico (CRP 07/11807), graduado em Psicologia (UNISINOS),
mestre em Psicologia Social e Análise Institucional (UFRGS), psicoterapeuta, professor e supervisor de outros profissionais da saúde em pós-graduação de Saúde Mental (UNISINOS). Menção honrosa pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/RS). Primeiro psicólogo do Sul do Brasil a ter o “selo” de aprovação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) para prestar a Psicologia On-Line (serviços de orientação psicológica mediada pelo computador). Experiência em atividades clínicas desde os anos 1990 e em informática desde os anos 1980.

Andrea Montuori

Italiano, psicodramatista, trabalhador social comunitario EASC (assistente social). Fez licenciatura de trabalho social na Universidade “Alma Mater Studiorum” da Universidade de Bolonha (Itália). Trabalha com diferentes coletivos, menores, dependentes de drogas e imigrantes com diferentes recursos. Desde o ano de 2008 é Trabalhador Social da Equipe de Apoio Social comunitário de “Colmenar Viejo” no Grupo 5 Gestão e Reabilitação Psicossocial. É membro fundador da Associação de Acompanhamento Terapêutico e Teatro Espontâneo PASOS. É formado em Psicodrama no ITGP (Instituto de Técnicas Grupais e Psicodrama) de Madrid (Espanha), onde colabora como membro da equipe de psicoterapia breve e como formador no desenvolvimento e difusão de teatro espontâneo. Realizou trabalhos na Associação Espanhola de Psicodrama. É diretor da companhia de teatro espontâneo “L´Impegnata”.

Cíntia Viviane Ventura da Silva

Brasileira, Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Acompanhante Terapêutica e Residente em Saúde Mental Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Emilia Cueto

Argentina Licenciada em Psicologia (UBA, 1988). Diplomada com honra. Diretora do Elsigma.com. Coordenadora da secção Entrevistas do ElSigma desde 2001, com mais de 100 entrevistas realizadas a destacados psicanalistas e integrantes da Cultura de Argentina e do exterior. Colaboradora da revista Imago -Agenda de Editorial Letra Viva desde 2001. Coordenadora e editora de seminários da elSigma.com desde 2004. Exerce sua prática clínica em Buenos Aires (Argentina) com vasta experiência no trabalho com adultos e idosos. Coordena equipes multidisciplinares em instituições dedicadas ao cuidado de idosos. Desenvolve tarefas de intervenção institucional e familiar em internações geriátricas. Participou de jornadas, dando conferências e publicando articulos sobre Psicanálise nos meios gráficos e digitais. Compiladora, junto de Alberto Santiere, do “El estadio do Screen: Incidencias da virtualidad em a constitução do lazo social”, pela Ed. Letra Viva, Buenos Aires, 2016.

Gabriel Omar Pulice

Argentino, Licenciado em Psicologia. Doutor pela faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires (Argentina). Professor regular da disciplina Clínica Psicoanalítica I, e Coord. Adj. da Prática Profissional Fundamentos Clínicos do Acompanhamento Terapêutico (Cod. 800), Facultade de Psicologia, Universidade de Buenos Aires. Psicólogo do Departamento Liberdade Assistida, Secretaria Nacional da Infância, Adolescência e Família. Supervisor de Equipes de Saúde Mental do Municipio de Lomas de Zamora, Província de Buenos Aires, e da Cruz Vermelha Argentina. Coord. Docente e Supervisor da Pós-graduação Clínica na Psicanálise na Causa Clínica (Directora: Adriana Casaretto). Autor dos livros: “Fundamentos Clínicos do Acompanhamento Terapêutico” (Letra Viva, 2011); “Investigar a subjetividad” (Letra Viva, 2007); “De Sherlock Holmes, Peirce e Dupin, a la experiencia freudiana” (Letra Viva, 2000); (Polemos, 1997) / Segunda edição corrigida e ampliada, agostada); “Acompanhamento Terapêutico” (Xavier Bóveda, 1994 / Primeira edição, esgotada).

Gustavo Pablo Rossi

Argentino, licenciado em Psicologia. Psicanalista. Prof. Adjunto a cargo da Materia: Prática Profissional Fundamentos Clínicos do Acompanhamento Terapêutico, Cátedra I (cod.687), na facultade de Psicologia (UBA). Pesquisador UBACYT, sobre o tema “História das anormalidades e loucuras infantis em Buenos Aires, 1880-1930”. Docente da Pós-graduação da facultade de Psicologia (UBA). Presidente do capítulo de Acompanhamento Terapêutico da Associação Argentina de Saúde Mental (AASM). Membro do capítulo de história e epistemología da Associação de Psiquiatras Argentinos (APSA). Diretor do Comité de Redação da Revista Temas de História da Psiquiatria Argentina. Tem publicado artigos e livros sobre o Acompanhamento Terapêutico e ministra cursos em diferentes cidades da Argentina e em outros países, em âmbitos universitários e instituições asistenciais.

Juan Manuel Rodriguez Penagos

Mexicano, psicanalista, doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela “Universidad de Paris-7”, tese com menção honrosa (“très honorable”). Mestre (DEA) em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise universidade de Paris-7, (França). Denis-Diderot. Mestre em Teoria Psicoanalítica do centro de pesquisa dos estudos psicanalíticos. (CIEP) do México. Estudioso de Música. Acompanhante Terapêutico. Docente da pós-graduação na universidade da cidade do México e 6 Estados do México. Conferencista no México, no Brasil e na França. Autor de vários artigos em revistas especializadas do México, Brasil e Costa Rica. Membro fundador do Foro Psicanalítico Mexicano e da sociedade internacional de psicanalise e filosofia. Apresenta seminários privados sobre clínica das psicoses. Publicou o livro: “Temporalite et psychose: une etude de trois cas”/Alemanha. É saxofonista de Jazz.

Marco Antonio Macías López

Mexicano, licenciado em Psicologia, mestre em Psicologia clínica, doutor em Psicologia clínica, pesquisador do Centro de Investigações Psicológicas e Educativas da Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de Querétaro (México). Menção honrosa com o prêmio Alejandrina de investigação de 2000. Pertenceu ao Sistema Nacional de Investigadores de 2002 a 2005. Publicou estes livros: “Um estudio psicoanalítico sobre el duelo” (Ed. U.A.Q.); “Experiencia psicoanalítica y el Acompañamiento Terapéutico” (Ed. Plaza y Valdes, 2007); “Vidas Breves: suicidio y accidentes de niños” (Ed. Fontamara, 2009). Criou o primeiro curso do México de Acompanhamento Terapêutico. Responsável pela criação do programa de doutorado em Psicologia e Educação da Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de Querétaro (México).

Mayda Portela

Uruguaia, psicóloga clínica. Docente da Universidade Católica do Uruguai. Diplomada em Psicoterapias e em Serviços de Saúde (Psicologia Médica e Psicoterapia Sistêmica). Doutora em Psicologia (PhD) pela Universidade de Palermo (Argentina).

Silvia Resnizky

Argentina, licenciada em Psicologia. Psicanalista (APdeBA), membro da Associação Psicanalítica Internacional e docente do seu instituto de formação. Especialista em infância e adolescência. Autora dos seguintes livros: “Acompañantes terapéuticos y pacientes psicóticos”, 1985, Editorial Trieb. “Acompanhantes Terapêuticos e pacientes psicóticos: manual introdutório a uma estratégia clínica”, 1987, Brasil, Editorial Papirus. “Psicoanalistas, un autorretrato imposible”, em coautoria com S. Moscona, 2002, Lugar Editorial. “Acompanhantes Terapêuticos atualização teórico-clínica”, 2003, Editorial Letra Viva. “Territórios do Acompanhamento terapêutico”, Editorial Letra Viva 2006. “El acompañamiento terapéutico como dispositivo”. Editorial Letra Viva, 2011.

Susana Kuras de Mauer

Argentina, licenciada em Psicologia, psicanalista (APdeBA), membro da Associação Psicanalítica Internacional, docente do seu instituto de formação. Especialista em infância e adolescência. Autora dos seguintes livros: “Acompañantes terapéuticos y pacientes psicóticos”, 1985, Editorial Trieb. “Acompanhantes Terapêuticos e pacientes psicóticos: manual introdutorio a uma estratégia clínica”, 1987, Brasil, Editorial Papirus. “Psicoanalistas, un autorretrato imposible”, em coautoria com S. Moscona, 2002, Lugar Editorial. “Acompanhantes Terapêuticos atualização teórico-clínica”, 2003, Editorial Letra Viva. “Territórios do Acompanhamento Terapêutico”. Editorial Letra Viva 2006. “El acompañamiento terapéutico como dispositivo”. Editorial Letra Viva, 2011.

Vanessa Marques Sonego

Brasileira, psicóloga clínica formada pela UNISINOS, especialista em Saúde Mental e Redes de Atenção Integral pela UNISINOS, trabalhadora de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), também com o uso do Acompanhamento Terapêutico nesse campo de intervenção.

Entre Agora na Comunidade AT!

Clique no Botão e Veja Se Ainda Há Vagas no Portal AT!