Assinar Canal YouTube | Facebook Psicologia On-Line

Psicologia On-Line: Atendimento Psicológico a Distância, Científico, Breve e Focal

 

Nesse artigo você vai aprender, de forma rápida e objetiva:

  • O que é psicologia a distância (on-line, via internet, mediada por computador).
  • Quais são as áreas em que a Psicologia a distância atua.
  • Como é feito o atendimento via internet.
  • Se é obrigatório que o paciente (sempre) acesse a internet junto com o psicólogo.

1. O que é Psicologia on-line, Psicologia a distância (Psi AD) ou serviços psicológicos mediados por computador?

São intervenções breves realizadas pelo psicólogo, de forma “não presencial” (via on-line), pautadas em critérios científicos, pontuais, informativas. Esse tipo de atendimento pode ocorrer em até 20 sessões e é controlado pelo “Conselho Federal de Psicologia” (CFP).

Você Quer Ganhar Esse Livro?

2. Quais são as áreas em que a Psicologia a distância trabalha?

Atualmente, o campo de trabalho on-line do psicólogo circula nas seguintes áreas: orientação psicológica, afetivo-sexual, profissional, de aprendizagem e Psicologia escolar, ergonômica, consultorias a empresas, reabilitação (cognitiva, ideomotora e comunicativa), processos prévios de seleção de pessoal, utilização de testes psicológicos informatizados, softwares informativos e educativos com resposta automatizada, etc.

Psicologia Via Internet

3. Como é feito o atendimento via internet?

Primeiro, antes de iniciar a intervenção propriamente dita, o paciente deve ser informado sobre as diferenças entre “Psicoterapia presencial” (no consultório) e “Orientação Psicológica on-line” (via internet). Depois são explicados os riscos e os benefícios do serviço on-line. A seguir, ocorre uma “análise da demanda” do paciente e a identificação dos melhores meios de contato on-line. Após, é feita a escolha da forma de contato e do suporte de comunicação virtual (ex.: Skype, GoogleTalk) é agendado o início da intervenção com o uso da Psicologia via internet (usando de métodos de segurança digital – ex.: senhas, antivírus, antispyware, antimalwares, etc.).

4. O paciente deve (sempre) acessar a internet junto com o psicólogo?

Não necessariamente. Isso depende da necessidade do paciente e do contrato de intervenção (ex.: forma de contato).

Se o contato for sincrônico (“comunicação instantânea” – ex.: Skype, GoogleTalk) é agendado um dia e horário para acesso simultâneo (do psicólogo e do paciente), pois eles devem estar juntos (ao mesmo tempo) no sistema de comunicação virtual.

Se a intervenção for assincrônica (“comunicação espaçada”, em horários e dias diferentes – ex.: e-mail) o paciente envia suas questões e o psicólogo responde, no máximo, após sete dias.

Autor: Alex Tavares.

Quer Ganhar Esse Livro Virtual?