Homeopatia

Garantimos o Acesso a Este Tutorial Dentro do Prazo!

A Homeopatia é uma prática clínica reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que está sendo utilizada por terapeutas (de diferentes formações) e que consiste em administrar ao paciente doses mínimas do medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica natural.

Ela é uma prática que serve para restabelecer o equilíbrio da saúde com foco no paciente, e não apenas na doença. 

O exercício da Homeopatia é livre no Brasil e em vários outros países. Assim, toda pessoa está autorizado a estudar, pesquisar, divulgar e até praticá-la com pacientes, desde que tenha formação em Homeopatia.

A homeopatia é uma ciência universal. Possui leis, teorias, métodos, técnicas, princípios e experimentação próprios.

Os vídeos abaixo são do médico Dr. Oséas Moreira Lisboa. Ele formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, é Sócio Fundador e ex-Diretor do Hospital Maria Moreira Lisboa. Sócio Fundador e atual presidente do Instituto Sady Teixeira Lisboa. É Médico Homeopata desde 1989, graduado pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil/Instituto Alfredo Soares da Cunha e pela Universidade Federal de Viçosa. É Diretor/Professor do “Curso de Homeopatia”, credenciado pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Viçosa – MG. Publicou os livros: “O Atraso Secular da Medicina Moderna” (2010) e “Homeopatia – Como Entender e Como Usar” (2020).

Aula 1: O que é Homeopatia?

A Organização Mundial da Saúde reconhece a homeopatia como uma prática da Medicina Tradicional e Complementar (MTC). 

Essa forma de cuidado conta com reconhecimento e aceitação social em vários países.

Profissionais de diferentes formações de base atuam na área homeopática, em vários países, inclusive realizando tratamentos seguros via internet.

Pesquisas demonstram que, mundialmente, cerca de 500 milhões de pessoas utilizam a homeopatia como forma terapêutica, o que representa em torno de 7% da população mundial.

 

Entender o que é homeopatia e quais são os seus princípios é pertinente para considerar a técnica como uma alternativa para cuidar da saúde.

Aula 2: O que a Homeopatia cura?

Doenças tratadas pela homeopatia

  • Doenças respiratórias: rinites alérgicas e demais doenças relacionadas (ex.: bronquite, sinusite e asma). A homeopatia equilibra o organismo como um todo, balanceando a reação aos fatores alérgenos, diminuindo as crises e o surgimento das doenças ligadas à alergia.
  • Problemas emocionais: estresse, ansiedade, síndrome do pânico e outras condições psicoemocionais também podem ser tratadas com a homeopatia.
  • Problemas gastrointestinais: prisões de ventre, diarreia, gastrites, úlceras e outros problemas gastrointestinais.
  • Disfunções na tireoide: nos casos de hipotireoidismo ou hipertireoidismo, a homeopatia pode agir como um coadjuvante no tratamento clássico. 
  • Sobrepeso e obesidade: a homeopatia ajuda na redução da ansiedade causada pela dependência à comida, permitindo a adoção de dietas saudáveis.

A medicina ocidental possui duas correntes terapêuticas: a alopatia e a homeopatia. 

A homeopatia é embasada na cura pelo semelhante.

A alopatia, relacionada à medicina convencional, trata doenças e sintomas com medicamentos que produzem efeitos contrários.

Aula 3: Uso da Homeopatia na Emergência!

Pesquisa de Harvard, publicada no American Journal of Public Health (2016), apresentou benefícios para a saúde pública do uso de medicamentos homeopáticos. 

Os achados indicam os potenciais de reduções no uso desnecessário de antibióticos, reduções nos custos para tratar algumas alterações respiratórias, ajuda na depressão durante a menopausa, tratamento de doenças crônicas, controle de epidemia de leptospirose, etc.

Aula 4: Homeopatia na Menopausa!

O início da ação do medicamento homeopático pode ser imediata. 

A homeopatia é usada em casos agudos, mas sempre deve ser avaliada a necessidade de acrescentar alguma medicação convencional.

A homeopatia e alopatia não são inimigas, elas podem ser usadas em conjunto, conforme a prescrição de profissionais de saúde habilitados. 

Aula 5: Processo de cura Homeopática!

A Homeopatia é um sistema clínico natural e holístico. 

Holístico pois compreende o ser humano como um todo, e não trata somente os problemas ou sintomas da doença/patologia. 

A Homeopatia é natural porque os remédios são produzidos com substâncias de origem animal, mineral e vegetal.

A Constituição Federal do Brasil não proíbe a pessoa de se capacitar e exercer mais de uma profissão ou ocupação.

Para saber como usar a Homeopatia (com fundamento em prática clínica, na lei e na ciência) clique na imagem abaixo…