Psicologia On-line: Como Evitar Ataques de Hackers (Bandidos On-line) nos Atendimentos Terapêuticos Via Internet?

Compartilhe o bem.

Com o número cada vez maior de terapeutas que atendem via internet é muito importante que tanto os profissionais, quanto os seus pacientes saibam lidar com os possíveis riscos que envolvem os atendimentos on-line.

Por isso, aqui faremos um rápido check-list para você evitar, ao máximo, o ataque de hackers (os bandidos on-line).

Mais “medidas comportamentais” de segurança nos atendimentos a distância já elencamos no livro Psicologia On-line: na defesa de intervenções eficazes, sem fronteiras e com tecnologias inclusivas.

 

Psicologia On-line: Como Evitar Ataques de Hackers (Bandidos On-line) nos Atendimentos Terapêuticos Via Internet?

Abaixo disponibilizamos os 5 itens básico para os momentos de interação a distância e abaixo deles há mais conteúdo para você evoluir neste tema de como se proteger e cuidar das pessoas que você tem contato, incluindo os clientes e pacientes.

Check-list de segurança on-line:

  1. Não abra mensagens de quem você não solicitou algo. Apenas delete todas. Faça isso, pois há programas que monitoram o que você faz como um simples abrir de mensagens. Exemplo: os hackers saberão a sua localização (IP, cidade, estado, país), hora, dia de abertura da mensagem, tipo de sistema operacional, marca do seu dispositivo, modelo, etc. Se o remetente (criminoso) insistir em enviar novas mensagens, faço o “bloqueio” dele imediatamente e marque como “spam”.
  2. Se você, por engano, abriu uma mensagem de alguém que não conhece, não clique nos links dessa mensagem, pois o simples clicar pode fazer com que um vírus seja instalado no seu dispositivo e, com isso, rapidamente ele pode capturar todos os seus dados.
  3. Se você já clicou em algum link que não confia baixe imediatamente um aplicativo de segurança (em site confiável) e execute uma varredura em busca de programas maliciosos dentro do seu sistema (abaixo indicaremos alguns aplicativos).
  4. Mantenha todos os seus aplicativos de comunicação sempre atualizados (de preferência, habilite para que isso ocorra de forma automática, 24h), pois os programadores revisam brechas que os hackers podem usar para invadir o seu sistema.
  5. Por fim, você sabe que nunca deve informar dados privados para quem não é da sua confiança, e isso também vale para os sites, e-mail e demais formas de comunicação on-line que não apresentam sistema de segurança e não são da sua confiança.

Psicologia On-line: Como Evitar Ataques de Hackers (Bandidos On-line) nos Atendimentos Terapêuticos Via Internet?

Agora, deixamos a sua disposição sugestões para você evoluir na segurança.

  1. Você pode ver uma lista atualizada de aplicativos de segurança. Clique aqui para ver os programas dentro da Amazon (alguns são gratuitos).
  2. Para ter mais segurança nos seus arquivos digitais use um HD “na nuvem” (com segurança e criptografia tipo banco) para armazenar todos os seus arquivos que são importantes (clique aqui para começar com plano de HD virtual do DropBox totalmente grátis).
  3. Para aprofundar esse tema, faça o download grátis da cartilha de segurança da internet clicando aqui.

 

Segurança na Internet

 

Psicologia On-line: Como Evitar Ataques de Hackers (Bandidos On-line) nos Atendimentos Terapêuticos Via Internet?

Você já sofreu com ataques de hackers?

Já usou alguns meios para se proteger?

Então, que tal compartilhar com a gente o que você viveu e como se protegeu?

Assim, vamos encontrando meios de nutrir a nossa comunidade com recursos de segurança on-line.

Té +!

Psicólogo Alex Tavares


Compartilhe o bem.

Tags:,