A dor de cabeça, ou cefaleia, é um transtorno que acomete grande parte da população mundial.
Para se ter uma ideia dos números, a dor de cabeça do tipo tensional (gerada pelo excesso de contração dos músculos) causa sofrimento entre 65 a 87% da população, começando entre os 20 e 50 anos, atacando mais mulheres que homens.
A cefaleia é entendida como a sensação dolorosa sobre a cabeça, o pescoço e/ou ainda sobre a face.
Há muitos tipos de dores de cabeça (mais de 150). Podemos dividir as cefaleias em dois grupos:
- Cefaleias primárias – geradas por alterações da química cerebral.
- Cefaleias secundárias – causadas por patologias (exemplo: tumores, aneurisma, doença nos olhos, ouvidos, garganta, etc.).
Curso Acupuntura com Alex Tavares.
Você está gostando desse conteúdo? Então, veja estas produções:
- Desenvolvimento Pessoal com Saúde e Ciência?
- Evitação Gera Manutenção dos Medos e das Fobias.
- A Memória do Medos nos Mantém Vivos?
- Insônia: O Grande Mal Noturno Tem Solução?
- 13 Sintomas Para Detectar Um Ataque de Ansiedade!
- Quais São as Consequências Negativas do Trauma Psicológico?
- Tensão Pré-menstural (TPM) e Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM)!
- Como Superar a Morte do Animal de Estimação?
- Acompanhamento Terapêutico: Perguntas e Respostas.
- Psicólogo conversa com robô de inteligência artificial (AI) sobre Acompanhamento Terapêutico (AT).
Acupuntura Para Dor de Cabeça [Cefaleia]?
São vários os possíveis geradores das dores de cabeça (além das patologias cerebrais), como, por exemplo: estresse, cansaço, menstruação (TPM), alimentos, álcool, alterações climáticas, excesso de luz, cheiros fortes, remédios inadequados, etc.
Ao sentir dor de cabeça, antes de mais nada, procure ajuda de um profissional da saúde que seja especialista no funcionamento cerebral e faça todos os exames necessários.
Se não for encontrada nenhuma alteração estrutural (patológica) e, mesmo assim, a dor de cabeça continuar, talvez seja momento oportuno de tentar outros recursos, como por exemplo: mudar alguns hábitos de vida, praticar Yoga, natação, alongamento, fazer Psicoterapia, Acupuntura, etc.
Acupuntura Para Dor de Cabeça [Cefaleia]?
A Acupuntura é uma terapêutica que existe há mais de 5 mil anos. É utilizada por alguns profissionais da saúde (fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, etc.).
Ela busca a promoção da saúde e bem-estar através da inserção de finíssimas agulhas especiais (de ouro, prata ou aço inoxidável) em determinadas regiões do corpo chamadas de “acupontos”. Também existem tratamentos sem agulha (ex.: calor, magnetos, laser, sucção, pressão, etc.).
A Acupuntura é uma excelente estratégia preventiva para inúmeras alterações, além de ser uma terapêutica rápida e eficaz. Essa prática promove o equilíbrio físico, mental e energético.
Conforme a lista de pesquisas científicas reunidas e divulgadas pela “Organização Mundial da Saúde” (OMS), publicada no documento “Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials”, a Acupuntura é eficaz para tratar várias desordens, entre elas destaco as “afecções da cabeça”.
Acupuntura & afecções da cabeça:
- Dor de cabeça: Acupuntura: alívio imediato em 66% dos casos. Eletroacupuntura: alívio imediato em 80% dos casos. Diminuição da frequência em 50% dos casos. Alteração significativa no exame de eletromiografia.
- Dor crânio-mandibular: Acupuntura tradicional: eficácia similar ao tratamento convencional (imobilização). Acupuntura intradérmica: eficácia em 60% dos casos.
- Disfunção da articulação temporomandibular (ATM): Eficácia similar ao tratamento convencional.
- Espasmo facial: Eficácia em 70% dos casos
Acupuntura Para Dor de Cabeça [Cefaleia]?
Assim, conforme a “Organização Mundial da Saúde”, podemos dizer que a Acupuntura é um excelente recurso terapêutico (não medicamentoso) para o tratamento da dor de cabeça, com resultados que variam de 50 a 80% de eficácia.
Ao sentir dores de cabeça procure ajuda de um profissional da saúde. Faça os exames solicitados e não se medique sem a correta orientação.
Lembre: a dor de cabeça pode ser tratada de várias formas, inclusive (em alguns casos) sem o uso de remédios.
Autor: Alex Tavares é psicólogo (CRP 07/11807), psicoterapeuta, mestre em Psicologia (UFRGS), pós-graduado em Acupuntura e Eletroacupuntura (CBA), supervisor presencial e/ou on-line em Acompanhamento Terapêutico, Psicologia e Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC), menção honrosa pelo Conselho Regional de Psicologia (CRPRS). Além disso, é autor de vários livros e artigos publicados em livros, revistas e periódicos nacionais e internacionais. Desde 2005, tem autorização do Conselho Federal de Psicologia do Brasil (CFP) para prestar a Psicologia On-Line. Autor do primeiro livro de Psicologia on-line do Brasil e primeiro livro digital do planeta sobre atendimento via internet com área de membros 24 horas, vídeos, sons (mp3) e jogos virtuais (Quiz). Criador do 1º “Congresso On-line de Saúde Mental” do planeta. Coordenador do primeiro curso de Acompanhamento Terapêutico via internet do planeta. Professor da Academia Portal Dr: desenvolvimento pessoal com saúde e ciência. Ele também tem Canal de Psicologia, saúde e desenvolvimento pessoal no YouTube.
Tags:Acupuntura, cefaléia, dor de cabeça, TPM
Asi es personalmente hace varios años practico la acupuntura en casos de migrañas con el 80 % de efectividad en el alivio de todos los pacientes que he tratado !!La medicina china es la medicina perfecta !!