Insônia: o Grande Mal Noturno Tem Solução? O que é Insônia, Dados de Pesquisas Científicas, o Sono Adequado, os Tipos de Insônia e os Tratamentos Eficazes


Você quer compartilhar?
 

ÚLTIMA FORMAÇÃO DE 2018 PARA TERAPEUTAS SEM FRONTEIRAS!

 

Insônia: o Grande Mal Noturno Tem Solução? O que é Insônia, Dados de Pesquisas Científicas, o Sono Adequado, os Tipos de Insônia e os Tratamentos Eficazes

Neste artigo e vídeo você receberá dados sobre a insônia.

Por exemplo, saberá o que é esse grande mal noturno, verá dados de pesquisas científicas, informações sobre o sono adequado, os tipos de insônia e os tratamentos eficazes.

Se gostar, lembre de compartilhar, combinado?

 

 

 

O que é insônia?

A insônia é um transtorno muito comum na nossa sociedade do excesso de estímulos, da falta de dinheiro, dos muitos gastos, das várias doenças, da cobrança por grandes e rápidos desempenhos (desumanos?).

 

Pesquisa sobre a insônia

Conforme pesquisa realizada no Brasil (com 22.518 pessoas) pela “Sociedade Brasileira de Neurofisiologia”, os gaúchos são os que mais têm problema com o dormir (alimentação noturna “pesada”, muito trabalho intelectual, pouco exercício físico, falta de períodos de relaxamento… poderiam ser os geradores do desconforto?).

Essa pesquisa indica que 45% dos brasileiros dormem mal, 32% demoram muito tempo para iniciar o sono e 52% das pessoas acordam cansadas.

 

Números da Insônia Conforme Pesquisas Divulgadas pelas Organização Mundial da Saúde (OMS)

CoMental VIP!

Você está gostando desse conteúdo? Então, veja estas produções:

O sono adequado

O sono adequado seria aquele em que deitamos, adormecemos logo depois e acordamos apenas depois de 6-8 horas sentindo o efeito de um “sono reparador”, que nos deixa prontos para começar o dia com “as baterias recarregadas”… Este “sono adequado” mostra-se como um grande desafio (alguns sujeitos passam décadas sem conseguir essa média de horas e a qualidade de sono) e pensam que isso será assim para o resto de suas vidas. Vale lembrar que a insônia é classificada como crônica quando persiste por mais de três semanas.

 

4 tipos de insônia:

  1. Insônia primária sem patologia geradora (sonambulismo, pesadelos).
  2. Insônia gerada por doença psicológica (depressão, ansiedade, estresse situacional).
  3. Insônia gerada por doença física (dor, falta de ar).
  4. Insônia gerada por uso de drogas (anti-hipertensivos, hormônios, cocaína).

4 tipos de tratamentos para a insônia:

  1. Acupuntura – eficaz em 98% dos casos, conforme Organização Mundial da Saúde (OMS). Gera regularização dos níveis de neurotransmissores, levando ao bem estar físico, comportamental e psicológico.
  2. Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) – atua nas patologias, nos pensamentos, nos comportamentos e nas reações fisiológicas que geram a insônia. É mais eficaz que os remédios, conforme pesquisas da Universidade de Harvard (EUA).
  3. Remédios indutores do sono (podem causar dependência – uso apenas com indicação profissional muito criteriosa).
  4. Exercícios físicos – realizados durante o dia (musculação, corrida, natação, ginástica).

O atendimento em Psicologia On-line:

Insônia: Considerações Finais

Por fim, deixo claro que além desses, há outros vários outros tipos de tratamentos e estratégias científicas contra a insônia.

Lembre de que a insônia é uma grande geradora de desconforto e pode ser um sintoma de alguma doença.

Por isso, procure um profissional da saúde da sua confiança para realizar a correta avaliação do seu caso.

Autor: Alex Tavares.

Insônia: o Grande Mal Noturno Tem Solução? O que é Insônia, Dados de Pesquisas Científicas, o Sono Adequado, os Tipos de Insônia e os Tratamentos Eficazes
5 (100%) 8 votes

 

ÚLTIMA FORMAÇÃO DE 2018 PARA TERAPEUTAS SEM FRONTEIRAS!