O termo “depressão” trata de representar uma psicopatologia que afeta o organismo de forma sistemática, pois o transtorno gera sinais e sintomas que podem afetar vários sistemas, algumas vezes, ao mesmo tempo: pensamentos, afetos, comportamentos e estados fisiológicos. Conforme informações apresentadas no CD-10, os “episódios depressivos” podem ser divididos em três níveis: leve, moderado ou grave. Gostou do que vem por aí? Então, ajude muitas pessoas com 1 clique! Basta compartilhar agora mesmo esse conteúdo nas suas redes sociais preferidas! Passe adiante essas informações essenciais sobre saúde que todo mundo precisa saber.
Depressão: Primeiros Sinais e Sintomas Dessa Doença Mental
Nessa psicopatologia o sujeito sente um “rebaixamento” do seu humor, uma “redução da energia” e, em virtude disso, pode apresentar diminuição importante de várias de suas atividades rotineiras (ex.: higiene pessoal, trabalho, lazer, contatos sociais, limpeza da moradia, etc.).
Facebook gera depressão?
Academia Portal Dr | Curso Depressão
A possível alteração da capacidade de experimentar o prazer pode aumentar o isolamento social, assim como a perda de interesse e diminuição da capacidade de concentração pode prejudicar estudos, trabalho e demais atividades rotineiras. Problemas na qualidade do sono são frequentes, tanto da insônia inicial, meio de noite quanto final. A diminuição do apetite pode aumentar o estado de fadiga e isolamento, por falta de nutrição básica para manutenção do sistema fisiológico, gerando mais consequências negativas aos demais sistemas (ex.: psicológico, comportamental). A presença de diminuição da autoestima, da autoconfiança e aumento de ideias de culpabilidade e indignidade pode prejudicar vários campos de atividade. Ainda conforme o CID-10, essa doença apresenta pouca variação (oscilação humoral) e pode ser somado aos sintomas “somáticos” (ex.: lentidão psicomotora, alterações na massa corpórea, perda da libido, dores).
Atendimento Assincrônico em Psicologia On-line?
Academia Portal Dr | Curso Depressão
Aqui há muito mais conteúdo gratuito para você aproveitar agora mesmo:
- Psicodermatologia: as Doenças da Pele!
- Evitação Gera Manutenção dos Medos e das Fobias.
- Psicologia e efeitos da Natureza em pacientes hospitalizados!
- A Memória do Medos nos Mantém Vivos?
- Insônia: O Grande Mal Noturno Tem Solução?
- 13 Sintomas Para Detectar Um Ataque de Ansiedade!
- Quais São as Consequências Negativas do Trauma Psicológico?
- Como Superar a Morte do Animal de Estimação?
- Psicologia e Efeitos da Natureza Artificial?
- Caminhar Reduz Até 70% do Risco de Morte e Ainda Gera Saúde Física e Mental, Com Base em Ciência?
Muita atenção: se você está se sentindo mal, lembre de consultar com o profissional da saúde da sua confiança. Com isso, ele poderá fazer um criterioso diagnóstico do seu atual estado de saúde mental e prescrever o tratamento adequado. Autor: Psicólogo Alex Tavares.
Tags:depressão