Acupuntura No Tratamento da Dor Nas Costas [Lombalgia]

Compartilhe o bem.

 

 

Lombalgia é o tipo de dor nas costas mais frequente. Conforme dados da “Organização Mundial de Saúde” (OMS) cerca de 80% dos adultos sofrerão, no mínimo, uma crise aguda de dor nas costas e 90% dessas sentirão mais de um vez.

Pesquisas científicas indicam que até 70% dos sujeitos com mais de 40 anos de idade sentem desconforto na coluna; esse índice fica ainda pior (entre 80 e 90%) nas pessoas que têm mais de 50 anos de idade.

A lombalgia é um sintoma que pode ou não estar vinculado a alguma doença.

É considerada “lombalgia aguda” aquela presente até 6 semanas.

Acupuntura No Tratamento da Dor Nas Costas [Lombalgia]

A “raiz” da dor lombar pode estar em problemas de articulações, vértebras, músculos, discos ou ligamentos (que podem sofrer irritação ou inflamações), há também os fatores psicológicos (ex.: estresse, ansiedade, depressão) que podem gerar um agravamento das dores.

A dor inicial parte da região lombar e pode irradiar para as nádegas, coxas, joelhos, pés e dedos dos pés. Alguns sujeitos mencionam contraturas e espasmos musculares.

 

Curso Acupuntura com Alex Tavares.

Você está gostando desse conteúdo? Então, veja estas produções:

 

 

acupuntura-efetiva-tradicional-cientificica-curso-formacao-online-certificado-mp3-garantia-jogos-virtuais-quiz-portaldr-alex-tavares (2)

 

Acupuntura No Tratamento da Dor Nas Costas [Lombalgia]

As medidas mais utilizadas hoje em dia são: o repouso, medicação, aplicação de gelo e calor, fisioterapia e exercícios controlados, acupuntura e psicoterapia.

  1. O repouso – utilizado em casos de dor forte com espasmo da musculatura (não deve passar de 2 a 3 dias de descanso).
  2. A atividade física – pode promover uma aceleração da recuperação (para casos de dor pequena ou moderada), deve ser feita com acompanhamento e avaliação de profissional.
  3. A aplicação de gelo e calor – quando usados de forma alternada (20 minutos para cada temperatura, 3 X por dia) podem auxiliar no relaxamento muscular e redução da inflamação.
  4. Medicação – anti-inflamatórios, relaxantes e analgésicos podem ser utilizados, desde que com indicação de profissional da saúde qualificado para tal fim.
  5. Fisioterapia – realização de exercícios, obediência aos princípios posturais, alongamentos da musculatura, reforço muscular, etc.
  6. Acupuntura – uso de agulhas ou estímulos não invasivos (calor, laser, ventosa) de forma local (ex.: na lombar) e sistêmica para promover a rápida diminuição da dar e a qualidade de vida geral do paciente (diminuição do estresse, depressão, ansiedade, etc.).
  7. Psicoterapia – uso de métodos e técnicas psicológicas com o objetivos de diminuir estresse, depressão, ansiedade, além de provocar uma reavaliação dos pensamentos, comportamentos, afetos e reações fisiológicas que impedem a melhora ou agravam o desconforto.

Procure o profissional da saúde da sua confiança e faça uma avaliação clínica e tratamento adequado, pois a qualidade de vida pode ficar muito boa após o tratamento efetivo da dor nas costas.

Autor: Alex Tavares é psicólogo (CRP 07/11807), psicoterapeuta, mestre em Psicologia (UFRGS), pós-graduado em Acupuntura e Eletroacupuntura (CBA), supervisor presencial e/ou on-line em Acompanhamento Terapêutico, Psicologia e Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC), menção honrosa pelo Conselho Regional de Psicologia (CRPRS). Além disso, é autor de vários livros e artigos publicados em livros, revistas e periódicos nacionais e internacionais. Desde 2005, tem autorização do Conselho Federal de Psicologia do Brasil (CFP) para prestar a Psicologia On-Line. Autor do primeiro livro de Psicologia on-line do Brasil e primeiro livro digital do planeta sobre atendimento via internet com área de membros 24 horas, vídeos, sons (mp3) e jogos virtuais (Quiz). Criador do 1º “Congresso On-line de Saúde Mental” do planeta. Coordenador do primeiro curso de Acompanhamento Terapêutico via internet do planeta. Professor da Academia Portal Dr: desenvolvimento pessoal com saúde e ciência. Ele também tem Canal de Psicologia, saúde e desenvolvimento pessoal no YouTube.


Compartilhe o bem.
Tags:, , , ,