Resumo: este artigo apresenta reflexões muito rápidas sobre o Acompanhamento Terapêutico, abarcando uma definição operacional, o espaço de intervenção, a competência para exercer o AT e a legislação aplicável.
Palavras-chave: Acompanhamento Terapêutico, clínica, legislação.
Gostou do que vem por aí? Então, ajude muitas pessoas com 1 clique! Basta compartilhar agora mesmo esse conteúdo nas suas redes sociais preferidas! Passe adiante essas informações essenciais sobre saúde que todo mundo precisa saber.
A Clínica do Acompanhamento Terapêutico (AT)
Evolução Pessoal?Saúde Mental?Produtividade Máxima?Ser Terapeuta?
O que é Acompanhamento Terapêutico?
Se você gostou desse conteúdo, veja estes:
- Caminhar Reduz Até 70% do Risco de Morte e Ainda Gera Saúde Física e Mental, Com Base em Ciência?
- Psicólogo conversa com robô de inteligência artificial (AI) sobre Acompanhamento Terapêutico (AT).
- Por Que Você Não Chora? Atriz Carolina Monte Rosa e Psicólogo Alex Tavares
- Acompanhamento Terapêutico: Perguntas e Respostas
- Acompanhamento Terapêutico e Lazer na Clínica?
- Acompanhamento Terapêutico e Desenvolvimento Pessoal?
- Acompanhamento Terapêutico: Uma Polêmica Clínica?
- Acompanhamento Terapêutico: Há Várias Maneiras de Ser Acompanhante Terapêutico?
- Acompanhamento Terapêutico: Só Para Casos Graves?
- Acompanhamento Terapêutico: Efeitos no Paciente e no Profissional de Saúde.
Onde ocorre o Acompanhamento Terapêutico?
No Acompanhamento Terapêutico, o tratamento dá-se no espaço no qual o paciente encontra-se, seja ele qual for. Ou seja, a intervenção pode ocorrer, por exemplo: na casa, na escola, no clube, no cinema, no shopping, no sítio, nas caminhadas pelas ruas, nas festas, nos shows, etc.
Nesse tipo de intervenção o sujeito é percebido como um membro ativo que juntamente com o terapeuta irá redesenhar o seu fazer cotidiano, desenvolvendo estratégias para modificar algumas dificuldades, além de efetivar o tratamento de determinadas patologias e realizar a prevenção de outras.
PRECISA DE VÁRIOS LIVROS DE ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO?
Quem pode se beneficiar do Acompanhamento Terapêutico?
O Acompanhamento Terapêutico é utilizado para qualquer pessoa que precise de uma companhia especializada fora do consultório, hospital, clínica ou outra instituição.
Conforme nossa experiência clínica, é muito variada a população que vem se beneficiando dessa prática, tais como: idosos, crianças, sujeitos com algum tipo de fobia (social, medo de dirigir), pessoas com esquizofrenia, autismo, depressão, pânico, crises de ansiedade, acidentados, entre outros.
Há lei sobre o Acompanhamento Terapêutico no Brasil?
Infelizmente, ainda não há LEI FEDERAL da profissão de acompanhante terapêutico (at) no Brasil.
Ainda, conforme o inciso XXXIX do artigo 5 da Constituição Federal do Brasil (CF/1988) não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal e no inciso XIII, do mesmo artigo, é expresso que é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. E mais, em 2013, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que compete à União legislar sobre as condições para o exercício das profissões (Recurso Extraordinário 753475).
Mas já há norma na área da saúde desde 2014 (Resolução 233/14 CIB/RS).
A Clínica do Acompanhamento Terapêutico (AT)
Assim, como até hoje ainda não foi criada Lei Federal que regule o exercício profissional do Acompanhamento Terapêutico no Brasil, qualquer profissional que tenha formação, capacitação técnica e siga a legislação vigente pode exercer essa prática, assim como ocorre com a Acupuntura, a Psicanálise, a Psicoterapia, a Homeopatia, o Biofeedback, o Coaching, a Hipnose, o Pilates, etc.
A Clínica do Acompanhamento Terapêutico (AT)
Autor: Alex Tavares é psicólogo (CRP 07/11807), psicoterapeuta, mestre em Psicologia (UFRGS), supervisor presencial e/ou on-line em Acompanhamento Terapêutico, Psicologia e Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC), menção honrosa pelo Conselho Regional de Psicologia (CRPRS). Além disso, é autor de vários livros e artigos publicados em livros, revistas e periódicos nacionais e internacionais. Desde 2005, tem autorização do Conselho Federal de Psicologia do Brasil (CFP) para prestar a Psicologia On-Line. Autor do primeiro livro de Psicologia on-line do Brasil e primeiro livro digital do planeta sobre atendimento via internet com área de membros 24 horas, vídeos, sons (mp3) e jogos virtuais (Quiz). Criador do 1º “Congresso On-line de Saúde Mental” do planeta. Coordenador do primeiro curso de Acompanhamento Terapêutico via internet do planeta. Professor da Academia Portal Dr: desenvolvimento pessoal com saúde e ciência. Ele também tem Canal de Psicologia, saúde e desenvolvimento pessoal no YouTube.
Tags:Acompanhamento Terapêutico, Curso